sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fotografias tiradas pelo Hubble



1. Uma rosa feita de galáxias

Esta imagem de um par de galáxias em interação foi lançada para comemorar o 21º aniversário do lançamento do telescópio espacial Hubble.
A forma distorcida da maior das duas galáxias mostra sinais de interações de maré com a menor delas. Pensam que a menor galáxia passou através da maior.









 2. Hubble Ultra Deep Field

Galáxias, galáxias por todo lado - tão longe quando o Hubble pode ver. Esta vista de 10.000 galáxias é a mais profunda imagem visível do Cosmos. 
A imagem inclui galáxias de várias idades, tamanhos, formas e cores. As menores, galáxias mais avermelhadas,   podem estar entre o mais longe conhecido, existindo quando o Universo tinha apenas 800 milhões de anos. As galáxias mais próximas - as maiores, mais brilhantes, bem definidas espirais e elípticas  - surgiram por volta de 1 bilhão de anos atrás, quando o cosmos tinha 13 bilhões de anos. A imagem requiriu 800 exposições realizadas ao longo de 400 órbitas através da Terra. A quantidade total do tempo de exposição foi de 11,3 dias, realizadas entre  24 de setembro de 2003 e 16 de janeiro de 2004.


3. Galáxias colidindo fazem amor, não guerra

Essa imagem das galáxias "antena" (Antennae) é a mais nítida desse par de galáxias em fusão. Como as galáxias se esmagam juntas, bilhões de estrelas nascem, principalmente em grupos e aglomerados.













4. A imagem mais detalhada da Nebulosa do Caranguejo

A Nebulosa do Caranguejo é um dos objetos mais complexamente estruturados e altamente dinâmico já observados.














5. Borboleta surge de morte estelar na nebulosa planetária NGC 6302

Este objeto celeste parece uma borboleta, mas está longe de sereno. O que parece as asas da borboleta são na verdade caldeirões de gás aquecido a cerca de 20.000 graus Celsius. O gás está rompendo através do espaço a mais de 950.000 quilômetros por hora - rápido o suficiente pra viajar da Terra à Lua em 24 minutos. (Leia mais aqui)









(Eu demorei muito pra escolher quais postaria aqui. Tem muitas fotos maravilhosas. Clicando aqui você pode apreciar outras)

6 comentários :

  1. O Universo é algo tão encantador... As fotografias estão lindas!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, perfeito. Boquiaberto.

    ResponderExcluir
  3. Lindas. Adoro pintar isso. Vejam:

    https://picasaweb.google.com/108296387069664000122/MinhasTelasEOutrasTelas?

    ResponderExcluir
  4. Fantásticas são as descobertas que ele proporcionou à humanidade...:

    http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/as_10_maiores_descobertas_do_hubble.html

    ResponderExcluir
  5. (Pergunto a cósmica harmonia
    Ao balé dos astros...).

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir