quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Diferentes padrões de beleza

Os padrões estéticos são muito diversificados ao redor do mundo. O corpo é utilizado como símbolo cultural, e ao mudar a localização, muda-se a forma de tratar o corpo. Alguns desses padrões nos são extremamente estranhos, por se diferenciarem tanto dos nossos próprios. A lista abaixo contém os que mais me causaram estranhamento e, de certa forma, admiração pela diversidade gigantesca ao redor do globo.

1. Mauritânia

Olhando através dos nossos padrões magros e esbeltos, a estranheza é imediata. Na Mauritânia o padrão estético é ser acima do peso. A importância disso é uma forma de conseguir status, as mulheres engordam para mostrar que os maridos são ricos e elas não precisam trabalhar. As crianças que não nascem gordinhas são submetidas a dietas para engordar, com consumo calórico diário que chega próximo de 16 mil calorias.

2. Pés chineses



Esse é um padrão passado, mas muito chocante. Não existem registros de que as mulheres continuem fazendo isso, mas durante muitos anos os chineses acreditaram que pés grandes eram um indício de má sorte e os homens que se casassem com mulheres de pés grandes seriam miseráveis. Então as meninas quebravam os próprios pés e enfaixavam por vários dias, para que assim parassem de crescer. 

3. Mulheres girafa




Mulheres tailandesas utilizam dessas argolas para "alongar" o pescoço. Na verdade, não é o pescoço que se alonga, e sim os ombros que são empurrados pra baixo, causando essa impressão de que o pescoço está maior. As peças de argolas começam a ser colocadas quando as moças ainda são crianças, e depois vão sendo substituídas por peças cada vez maiores.

4. Lábios gigantes




Numa tribo da Etiópia, o costume é de alargar os lábios inferiores. Para que esses discos sejam colocados, a boca das garotas - normalmente aos 15 anos - é cortada. Os índios caiapós, do Brasil, tem um costume parecido.


3 comentários :

  1. Poxa, muito legal. Prova de que a beleza (assim como os demais aspectos sociais) são historicamente e socialmente construídos. Não há uma "essência física" bela.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Wow, mas que interessante.
    Eu já havia visto uma reportagem sobre os pés chineses e as mulheres girafas, mas esses outros eu não conhecia direito. Muito legal o post. ^_^

    ResponderExcluir
  3. Hoje à tarde vinha meditando nesse texto/fotos quando retornava do trabalho, mais precisamente no comentário do Sr. Fabrício, extremamente lúcido, um verdadeiro achado. Falou pouco, mas, declarou uma verdade surpreendente a respeito da ditadura da beleza: não existe a beleza em si. Lembrou-me Fernando Pessoa: A beleza é o nome de qualquer coisa que não existe. Que eu dou às coisas em troca do agrado que me dão.

    http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/





    ResponderExcluir