terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cinco epitáfios memoráveis

Uma das coisas pelas quais mais me interesso são epitáfios, acho que eles são realmente uma oportunidade muito boa para terminar de um modo memorável, é como a última frase de um livro. Tenho alguns favoritos e, pela seleção que fiz, me parece que prefiro aqueles que se resumem em uma frase que de algum modo estava sempre relacionada à pessoa enquanto ela vivia e que fez um certo sentido no contexto de sua morte.

1. MEL BLANC

"Isso é tudo, pessoal"
MEL BLANC
O homem de 1000 vozes
Amado esposo e pai
Mel Blanc foi um dublador e comediante americano conhecido por trabalhar dublando muitos personagens famosos da Warner Bros, entre eles o Gaguinho (Porky Pig) que fala no final dos episódios a famosa frase "Isso é tudo, pessoal" (ao menos tenta, antes de Pernalonga aparecer e dizer no lugar dele). Mel Blanc falou do desejo de ter essa frase como epitáfio e assim foi.

2. CAZUZA



O Tempo Não Para é o nome de uma das músicas mais famosas do cantor Cazuza. Como já falei um pouco no começo, gosto quando uma frase que por algum motivo é ligada a pessoa que faleceu cabe no seu epitáfio, é como se o tempo todo ela tivesse lá, esperando para estar no final, pregando sua mensagem, sorrateiramente, aparentemente inofensiva na teoria, pra no fim se concretizar chocando todo mundo, provando na prática sua veracidade. É... O tempo não para.

3. CHARLES BUKOWSKI

HENRY CHARLES BUKOWSKI JR.
HANK
"Não tente"
Não tem muito o que explicar desse epitáfio, ele é bem objetivo. Charles resolveu deixar um conselho como última frase do seu livro-da-vida-real: Não tente. Suponho que ele quis dizer: Apenas viva, as melhores coisas acontecem quando você não está tentando. Tem uma frase que me lembra bastante essa ideia, é a seguinte:
Happiness is like a butterfly which, when pursued, is always beyond our grasp, but, if you will sit down quietly, may alight upon you. (Nathaniel Hawthorne)
A felicidade é como uma borboleta, que quando perseguida está sempre além do nosso alcance, mas se você sentar-se em silêncio, ela vai pousar em você. (tradução livre)

4. IAN CURTIS


IAN CURTIS
O amor vai nos separar/dilacerar

Ian Curtis foi o vocalista da banda Joy Division, cuja uma das música mais famosa foi "Love Will Tear Us Apart". O sentido da frase não parece ter nada a ver com o contexto em que está sendo utilizada, sua beleza como epitáfio vem sem uma razão muito lógica, ao meu ver. Não acredito que o motivo de sua utilização foi somente por ter sido uma música famosa da banda e, portanto, marca do falecido vocalista da mesma. Para mim, a ligação entre a frase e sua morte se dá quando você ouve a música e sente a tristeza dela, é como se a mesma fosse um réquiem pro momento, a última música da trilha sonora. Ou ela pode ser também interpretada como um aviso.

5. JENNIFER



Bom, esse epitáfio eu conheci através dessa história e projeto aqui. Jennifer não foi uma pessoa famosa, ela só ficou conhecida através do trabalho do seu marido que registrou sua luta contra o câncer através de fotos. A foto do seu epitáfio é a última delas. Eu acho esse epitáfio interessante porque ele tem a seguinte história: No último dia de vida de Jennifer ela passou o dia com vários amigos, eles sabiam que ela iria falecer a qualquer momento e estavam lá pra fazer com o que os últimos dias dela fossem felizes. Naquela noite o marido dela perguntou o que ela mais havia gostado daquele dia e ela respondeu "I loved it all" (algo como "eu amei tudo"). Então seu marido colocou essa frase como seu epitáfio, ela pode ser lida também como se fizesse referência à sua passagem pela vida.

Gostaria de terminar esse post dizendo que embora epitáfios remetam instantaneamente à morbidez, eu acredito que eles digam muito mais sobre a vida do que sobre a morte. É isso, por hoje é só.

2 comentários :

  1. "Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas a aventura seguinte..."

    ResponderExcluir
  2. "Aqui jaz uma moça que deixou para ser feliz amanhã" </3 Espero mudar, QUERO É VIVER, PORQUE O TEMPO... O TEMPO NÃO PÁRA!!!

    ResponderExcluir