quinta-feira, 14 de março de 2013

Famosos cartazes e suas origens

Há muito tempo a propaganda tem sido uma ferramenta primordial em certas situações, ela foi bastante utilizada pelos governos quando havia a necessidade por parte destes de convencer a massa de alguma coisa, principalmente em períodos de guerra e crise. A seguir veremos alguns cartazes importantes e/ou curiosos de certas épocas e conheceremos em quais circunstâncias eles surgiram, qual a mensagem dos mesmos.

1. Keep Calm and Carry On 
(tradução livre: Mantenha-se calmo e siga em frente”)

Original derradeiro que fica em exposição no antiquário e loja de livros Barter Book.
Você certamente já conhece esse cartaz ou uma paródia do mesmo. Ele surgiu no contexto da Segunda Guerra Mundial, em 1939, na Inglaterra. Como aprendemos, a Inglaterra se juntou às tropas Aliadas para combater a Alemanha nazista de Hitler, então, para acalmar a população, principalmente aquela que estava mais próxima dos conflitos, o governo decidiu lançar alguns cartazes positivos. Foram pensados três modelos padrões com diferentes frases:

O primeiro cartaz dizia: Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória. E o segundo: A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”. Ambas as frases aparecem abaixo do desenho de um coroa, que representa a coroa do, até então, rei da Inglaterra: George VI.
O terceiro cartaz é o que já conhecemosporém ele nunca chegou a ser divulgado, como os outros foram, pois o mesmo foi feito para ser exposto em uma situação de crise ou invasão, e com a vitória dos Aliados isso nunca chegou a acontecer. 

Porém no ano 2000 a dona de uma livraria encontrou um exemplar do cartaz entre alguns livros empoeirados de sua loja e resolveu emoldurá-lo e pendurá-lo na frente da mesma. Foi quando o terceiro poster teve a sua vez, seus minutos de fama que se prolongariam em anos. As pessoas gostaram tanto do cartaz em exposição e sua história que os donos da livraria resolveram imprimir cópias e comercializar, desde então a frase vem se difundido e milhares de paródias sugiram, as quais você certamente já deve ter visto, principalmente pelas redes sociais.



2. The Problem We All Live With 
(tradução livre: O problema com o qual todos nós vivemos)


A imagem a cima não é um cartaz, mas sim uma pintura feita por Norman Rockwell. Apesar disso, achei interessante colocá-la aqui porque ela também é uma propaganda, a medida que difunde uma ideia; mas principalmente por caracterizar um pensamento obsoleto que foi muito marcante na história: o racismo. Infelizmente, este não foi extinguido por completo, porém houve uma época em que além de ser mais difundido ele era também considerado normal, aceitável e justo. Ao menos atualmente, apesar de ainda existir, sabemos que o racismo deve ser fortemente condenado.

Diz-se que essa pintura foi baseada na história de Ruby Bridges, que foi a primeira criança negra a frequentar uma escola onde só haviam estudantes brancos. A imagem abaixo foi tirada nesse dia, quando Ruby (6 anos) fez seu caminho até William Franz School, às 8:40 da manhã. Uma multidão se aglomerava na frente da escola em que ela começou a estudar, as pessoas xingavam Ruby e jogavam coisas nela enquanto a mesma fazia seu caminho de ida e volta. (Existe muito mais sobre essa história que eu poderia contar a vocês, mas eu estaria desviando da proposta da postagem, quem sabe numa próxima).


Porém também se especula sobre a inspiração da pintura ter vindo do livro Travels With Charley de John Steinbeck.

3. We Can do It!
(tradução livre: Nós podemos fazer isso!)

Também conhecido como "Rose the Riveter".
Esse poster assumiu diferentes mensagens ao longo dos anos. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial,  ele foi produzido por J. Howard Miller e diz-se que a mensagem que se queria passar era a valorização e a elevação da moral do trabalhador. Porém nessa época o cartaz não era muito conhecido (quase a mesma história do "Keep Calm and Carry On"). Nos anos 80 o cartaz foi redescoberto e, entre outros, utilizado pelo movimento feminista para promover a perceptível mensagem de que as mulheres são capazes e podem fazer "isso", sendo "isso" tudo aquilo que a sociedade dizia/diz que a mulher não podia/pode fazer, seja por supostamente não ser capaz, seja por não ser, segundo a visão da maioria, adequado a seu sexo.
Desde então a imagem vem ilustrado várias questões, em sua maioria relacionadas ao sexo feminino.
Certas pessoas acreditam também que o cartaz foi feito inicialmente para incentivar as mulheres a suportarem o esforço que o período de guerra requeria, passando-as a mensagem de que elas eram fortes e podiam atravessar isso.
E, é claro, existem também as paródias:


4. I Want You For U.S. Army
(tradução livre: Eu quero você para o exército americano)


Esse cartaz foi produzido por James Montgomery Flagg, que se baseou num poster britânico de mensagem praticamente igual para fazê-lo. O poster em questão foi usado principalmente na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. A ideia era mostrar ao público alvo que o país queria e precisava dos jovens no exército norte-americano e que esse chamado era algo muito especial e honroso.
Personificando os Estados Unidos nesse poster nós temos o famoso Uncle Sam (Tio Sam), que foi, de fato, o aspecto original criado por J. M. Flagg para o cartaz em questão. Antes do surgimento e popularidade do Tio Sam, quem geralmente personificava os EUA nas charges e nos cartazes era Columbia, principalmente durante a Primeira Guerra Mundial.

James Montgomery Flagg
Para criar o rosto do Tio Sam é dito que Flagg se baseou em sua própria face.

Podemos ver no poster que a expressão "U.S." pode tanto significar United States quanto Uncle Sam, o que no fim dá no mesmo. Porém essa associação não foi ideia do criador do cartaz. A seguir conheceremos a história mais divulgada sobre o surgimento do Tio Sam:

Não há consenso entre os historiadores a respeito da história do personagem. Segundo a versão mais aceita nos Estados Unidos, a tradição do Tio Sam surgiu a partir de uma brincadeira entre soldados durante a guerra contra a Inglaterra em 1812. Eles recebiam os suprimentos alimentícios em barris que vinham com a inscrição “U.S.”, sigla utilizada pelo exército e que significa United States (Estados Unidos). As letras foram associadas ao nome de um dos fornecedores do governo, Samuel Wilson, fabricante e comerciante de carne em conserva. (...)

A “brincadeira” dos soldados consistia em simplificar o nome de Samuel Wilson para “Tio Sam” (Uncle Sam em inglês), e associá-lo à sigla gravada nos barris de alimentos criando-se assim um personagem que, sendo o responsável pela alimentação das tropas, acabava por representar a própria administração federal.

Zelig (Woody Allen)
Depois de ter lido algumas coisas sobre o assunto para escrever esta postagem, eu assisti a um filme de Woody Allen chamado "Zelig", que consiste em um documentário ficcional sobre um homem bem peculiar de nome homônimo. Nesse filme é exibida uma charge, também fictícia, onde acabei notando a presença do personagem Uncle Sam e assim pude entender melhor a mensagem da mesma. (imagem acima)


O vídeo acima é uma cena do filme-musical "Across The Universe", na qual uma analogia muito interessante é feita entre a frase "I Want You" do cartaz de que falamos e a música "I Want You (Shes's so heavy)" da banda "The Beatles".

Relacionados:
A imagem dos políticos pelos cartazes-propaganda.
Histórias Cruzadas.

2 comentários :

  1. Bem legal... Mas são tantas frases que é bem difícil dar conta numa postagem. Particularmente não conhecia a origem do "keep calm".

    Por agora lembro de duas bem famosas: "Deus não joga dados" (Einstein, tem uma história bem legal pra quem curte a história da ciência; num debate entre Einstein e Heisenberg) e "uma mentira contada bem frequentemente se torna uma verdade" (Lênin)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Na verdade, minha intenção não foi fazer um post sobre frases famosas (suponho que só keep calm entre nessa definição), mas sim cartazes historicamente importantes e que até hoje a gente ainda vê por aí, sejam em paródia, sejam em filmes etc.

      Obrigada pela visita, abraços.

      Excluir