terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cinco interessantes artistas contemporâneos

Existem as pessoas que desenham bem, provavelmente você conhece alguém, algum colega, ou mesmo você desenhe bem. Mas alguns artistas simplesmente fazem verdadeiras façanhas de tanto talento que possuem. Enquanto estamos aqui tentando desenhar um olho igual ao outro, eles estão bem além disso, quase tocando o impossível. Vamos conhecer alguns deles?
Clique nas fotos para vê-las no tamanho original.
1. Esref Armagan.


Essa pintura, apesar de bonita, não teria nada de especial e impressionante não fosse o fato de que o seu criador é cego desde o nascimento, ou seja, tudo o que o mesmo desenha nunca chegou a ser visto por ele. Esref usa uma técnica chamada perspectiva de três pontos que é considerada muito difícil. Sobre seu trabalho ele diz:

“Eu nasci cego e não sei o que significam luz, cores e formas. Comecei usando pregos para desenhar, depois lápis de cor. Gosto muito de pintar flores, peixes e pássaros. E nunca sei se o que desenhei ficou bonito ou feio até mostrar para alguém. E, quando gostam, eu sinto muita paz (...) Eu só queria entender melhor o ambiente onde vivo. Deus me deu a habilidade de pensar e usar esses pensamentos através das mãos. Este é o jeito pelo qual eu conheço o mundo”.

2. Riusuke Fukahori

Goldfish Salvation

Acima temos a foto do desenho, não o desenho em si. Esse artista pinta peixes e usa uma técnica com um líquido que dá a impressão de que o desenho está em 3D. O mais interessante foi que, ao menos a mim, deu a impressão de que os peixes são reais, mas o tempo parou para eles, ou seja, é como se houvesse vida ali, espaço, mas não tempo. O trabalho toma uma dimensão mais real e por isso mais incrível quando vemos como ele é feito:


3. Dirk Dzimirsky


Sim, isso é um desenho. Hiperrealismo utilizando apenas o lápis. Com seus desenhos Dirk procura criticar a mídia, pois essa retoca as fotos das pessoas para, por exemplo, colocar em revistas, sem manchas, sem marcas de expressão, coisas das quais ele notoriamente não abre mão nos seus desenhos.
Entretanto, algumas pessoas não consideram suas obras como arte exatamente, pois o que ele faz é copiar detalhadamente utilizando sua técnica estupenda, o que seria o mesmo trabalho de uma máquina fotográfica. Possui, com certeza, seu valor por ser algo muito difícil de se fazer, mas alguns acreditam que não pode-se chamar de arte. Mas isso é uma questão de ponto de vista, há quem o chame artista.
4. Federico Pietrella


O que faz o trabalho desse artista italiano ser singular é que ele usa uma técnica chamada pontilhismo utilizando carimbos de datas na criação das suas imagens. Uma curiosidade sobre seu trabalho é que ele costuma colocar a data correspondente ao dia enquanto cria a arte, ou seja, cada carimbo tem a data do dia em que foi feito, assim sua obra abriga também uma espécie de linha do tempo dos dias em que ele trabalhou na mesma.

3-4 Oktober 2008




















Dal 2 al 18 Marzo 2009


























5. Amy Hildebrand

Day 902
Amy é fotógrafa, ela nasceu cega por conta do albinismo. Mais tarde participou de um tratamento experimental e foi aos poucos recuperando pequenas partes da visão, mas nada muito nítido. O que acho interessante sobre ela não é somente a sua condição, mas esta mesclada a obra que por si só já é muito bela e aconchegante, sempre encontro uma aura singela e pura nas suas fotos e realmente me sinto em paz quando tento me pôr nas suas cenas, são encantadoras.
O Projeto "With Little Sound" foi criado por ela e consiste em postar uma foto por dia durante mil dias, ou seja, mil fotos. Ela criou um blog justamente para esse trabalho, onde podemos ver muitas de suas belíssimas imagens, essas são algumas delas:

Day 850

Day 872

Day 845

Day 847



































2 comentários :

  1. Que incrível, adorei tudo.
    Como assim não chamam de arte uma pessoa conseguir desenhar como em uma fotografia? E as fotos são maravilhosas, também :)

    ResponderExcluir