terça-feira, 15 de outubro de 2013

Só-a-bailarina-que-não-tem

Thirst things thirst: desculpe estou um pouco atrasada, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errada e eu entendo. Não posto tem um tempão por razões vestibular, o enem é semana que vem e quero medicina então perdoem essa pessoa que vos fala. Um pedido de desculpa especial (e indireto) à Tiane que sempre pergunta se eu posso postar e eu às vezes deixo na mão: obrigada pela compreensão. <3

Bom, mas tirei um tempinho pra descontrair e minha postagem de hoje vai ser sobre um dos meus maiores amores da vida, universo e tudo mais. Pra quem não sabe eu sou pseudo bailarina. E sinceramente acho que é uma das coisas que eu mais amo fazer no mundo. Sempre quis escrever um pouco disso aqui mas deixava pra depois, daí agora vai. Vou apresentar pra vocês um pouquinho da história dos ballets de repertório, aqueles que a gente vai pro teatro assistir. A intenção é que vocês entendam melhor um pouquinho a dança, porque essa distância entre sociedade-ballet faz com que, bem, ainda escute coisas "NOSSA MAS VOCE TEM 18 ANOS E AINDA DANÇA BALLET GENTE"

Vou mostrar aqui meus preferidos.



Lago dos Cisnes



Tem se tornado o mais popular de todos. É do Tchaikovsky (pra quem entende de música, sabe a qualidade).

""O Lago dos Cisnes" conta a história do jovem Príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette, uma rainha que foi transformada em um cisne por um feiticeiro malvado. Odette o explica que ela é destinada a permanecer como esta estranha criatura, até ser resgatada por um homem que jure amor eterno a ela. Encantado com a beleza dela, o Príncipe promete jurar amor eterno ao mundo. Mas logo em seguida, na festa em sua homenagem por seu 21º aniversário ele é enganado pelo feiticeiro, von Rothbart, declarando seu amor por Odile, uma gêmea malvada de Odette, o levando a jurar amor por ela. Quando ele se deu por si, correu de volta ao lago. Lá ele combate Von Rothbart e destrói seu poder e assim os apaixonados podem ficar juntos e felizes para sempre. Talvez "O Lago dos CIsnes" seja considerado tão difícil pelo fato de que a interpretação é um fator primordial para a essência do espetáculo. É difícil interpretar e dançar ao mesmo tempo. É isso que impressiona no balé."

Essa última parte da pra perceber quando a gente assiste "Cisne Negro", por exemplo (apesar de eu não ter gostado muito do filme). A interpretação não é simplesmente a bailarina se tornando atriz, e sim incorporando duas personalidades opostas em um curto espaço de tempo. A Globo fez uma matéria em agosto, quando teve apresentação da Cia Brasileira de Ballet aqui em Juiz de Fora, ficou bem legal, olha aqui.

(Eu ia colocar uma foto minha com meu ingresso pra apresentação, mas não achei e deixei de passar a vergonha alheia. Perderam, galera)


Coppélia


"Swanilda é uma bela jovem que vê seu namorado Franz cair de amores por 'Coppélia', uma boneca construída pelo estranho dr.Coppelius. Para dar vida a criação , Coppelius quer usar a alma de Franz aproveitando-se de sua atração por Coppélia.Mas o plano diabólico é desfeito por Swanilda quando se coloca no lugar da boneca e salva seu amado."



Dom Quixote
Impossível não amar o cavaleiro dos moinhos de vento. Ainda mais com piruetas e saltos por aí.

"'Don Quixote' conta as aventuras fantásticas de um homem que sonha em ser um cavaleiro medieval.Em seu caminho ele encontra Kitri que, apesar de apaixonada por Basílio (um barbeiro da vila), está prometida a Gamacho, um rico comerciante. O casal recebe a ajuda de Dom Quixote e Basílio, fingindo-se de moribundo, consegue que o pai de Kitri lhe conceda a mão da filha em casamento."


Quebra Nozes

É meu preferido então vou pegar a história inteirinha. Não consigo pensar em Natal sem lembrar dele - e olha que essa paixão começou aos seis anos com, pasmem, um filme da Barbie.

"Clara é uma menina que recebe como presente de natal de seu padrinho(Herr Dossmeyer)um boneco "Quebra-Nozes".

Clara então testa o funcionamento do boneco, e percebe que ele quebra as nozes sempre com grande eficácia, e sem perder o seu sorriso. Então seu irmão Fritz, que tinha visto o pequeno boneco em funcionamento, decide usá-lo também porém pega as maiores nozes que encontra.O quebra-nozes então, usado grosseiramente pelo irmão acaba tendo um de seus braços quebrados.
Diante das reclamações da pobre clara, seu pai, o juiz Stalbaun, entrega a filha o seu Quebra-Nozes como propriedade exclusiva,Clara pega o braço do Quebra-Nozes no chão e o consola,abraçando-o até que ele durma, e ela por sua vez também acaba dormindo.
Clara então sonha, que volta ao esconderijo,onde havia colocado seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que seu padrinho Dossmeyer criou. Como num passe de mágica a casa desaparece e em seu lugar aparecem gigantescas árvores e seu quebra-nozes agora é um soldado de carne e osso, que tem ás suas ordens um pelotão de soldados como ele.
Começa então a batalha, entre ratazanas e soldados, Clara salva seu quebra-nozes do "Rei dos Ratos" e os soldados vencem a batalha contra as ratazanas, com isso o "Rei Rato" e seu exército fogem rapidamente.
O Bosque então se trasforma em uma linda estufa de inverno e o quebra-nozes se tranforma em um lindo Príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves.
Os dois seguem então até o Reino dos Doces. No Palácio da Fada Açucarada Clara e o Quebra-Nozes são recebidos em festa, com danças de diversas nacionalidades.
Depois desse sonho fantástico e mágico Clara acorda, e percebe que tudo não tinha passado de um sonho,ela fica triste. Clara vai então se despedir de seu padrinho, que por sua vez estava com seu sobrinho, Clara surpresa percebe então que o tal sobrinho era na verdade o princípe "Quebra-Nozes"".




Aviso pra galera do Rio:  a Cia Brasileira de Ballet vai apresentar o Quebra Nozes nesses dias aqui, ó:

Teatro Bradesco - RJ
Dias 05,06,07 e 08 de dezembro

Teatro Imperator
20,21 e 22 de dezembro


É isso, gente. Beijinho!

Fontes: 



3 comentários :

  1. Muito bom!

    Vi "Dom Quixote" numa adaptação da Companhia francesa. Assisti o "Lago dos Cisnes" por aqui também, muito por influência do filme.

    Não sabia do Quebra nozes por cá, vou "entrar na fila do ingresso".


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não gostei do filme meio que por conservadorismo bailarinesco - minhas outras amigas dançarinas compartilharam da opinião. O mais interessante dele é o drama psicológico da Nina, mas, gente, achei que eles fizeram uma coisa meio louca com a própria história do lago dos cisnes/fizeram todas as pessoas acharem que as bailarinas são loucas que vão no banheiro arrancar pedaço de pele. Acho que pecaram um pouco por esse lado, talvez mesmo por puxar pro lado Hollywood da coisa.

      E vou ver se consigo ir assistir o Quebra Nozes também. Tô doida pra ir! O problema é que sou de Juiz de Fora, daí tem os zilhões de custos pra arcar - convenhamos que ballet não é, digamos, algo barato - mais a disponibilidade de me levarem. Só ganho no melodrama que é do ladinho do meu aniversário, daí a negociação fica mais fácil, haha.

      Beijo!

      Excluir
    2. Eles tinham que vender o filme e não pouparam esforços pra isso... Acompanho o trabalho daquele diretor, e o que "piro" mais no que ele faz é justamente esse lado psicológico e os efeitos de câmera, que acentuam isso.

      Eita menina! Se vier no Rio, dá um toque! Não está tão caro, até porque não vai ser no Municipal - Preço único R$ 80,00 e tem meia!

      Excluir