quinta-feira, 19 de setembro de 2013

"Você namoraria alguém que dormiu com você no primeiro encontro?"


Recentemente eu vi um link nos feeds do facebook que chamou minha atenção, ele levava pra uma página onde havia uma espécie de pesquisa em torno de uma pergunta que foi feita para cem homens: “Você namoraria alguém que dormiu com você no primeiro encontro?” Após ler as respostas achei que seria interessante divulgar algumas em um post, questionar certos pontos dentro das mesmas e ver o que elas dizem sobre o pensamento atual que suponho predominante.

Mas primeiramente preciso esclarecer certos pontos. O primeiro deles é que, sim, a pesquisa foi feita no exterior. Entretanto, não é difícil notar a familiaridade ao ler certas respostas como esta abaixo:

15. Jay, 36, straight
Homens maduros estão a procura de damas. O tipo de dama que espera um tempo para ir para cama com alguém. Eu tenho mais respeito por mulheres difíceis de pegar do que por garotas comuns e fáceis. 

Esse modo de pensar não é nada estranho e distante, armários nas escolas são. A segunda coisa que gostaria de esclarecer precisa antes que esta informação seja dada: 75 homens responderam (cada um de sua forma) "sim, namoraria", 17 "não" e 8 "talvez". Não obstante, é importante ficar ciente de que essa pesquisa provavelmente não é científica, e mesmo as científicas correm o risco de estarem comprometidas, como por exemplo por conta do modo como a amostragem foi feita, ou seja, a escolha das pessoas para participarem da pesquisa pode ter sido tendenciosa. Mas, enfim, o que quero dizer é que tenho quase certeza de que ela não pode servir de base para uma visão mais geral do modo de pensar da maioria dos homens atualmente.

E eu que desdenhei da existência da matéria Estatística na faculdade de Psicologia, já estou aqui esbanjando o pouco que aprendi.

1. Jason, 26, straight
Eu adoraria fazer sexo no primeiro encontro MAS se isso acontecer eu provavelmente vou olhar para ela de um modo diferente. Eu gosto de garotas que se contêm e que se valorizam mais do que o habitual para que assim quando eu estiver com uma eu sinta que eu peguei algo raro ou alguma coisa difícil de se achar.                                                      
Sobre a resposta de Jason eu tenho duas coisas muito importantes para dizer: 1. Nenhuma garota deve se sentir no dever de conter-se para agradar. 2. Mulher não é objeto para ser algo raro e muito menos para ser pego (caught), como um carro caro e bonito que o homem sai exibindo. Isso me remete a uma pergunta que ouvi um apresentador fazendo a um cantor recentemente, algo mais ou menos assim: "O que você prefere: carro ou mulher?" A mulher não é propriedade privada.
Do que Jason disse concordo com somente uma coisa: Sim, a mulher precisa se dar valor. Valor esse que o patriarcado com sua ferramenta chamada machismo tem tirado. O verdadeiro significado de se dar valor é não permitir ser oprimida, podada.

22. Mark, 33, straight
Homens vão foder qualquer coisa   isso é um fato   então o que isso realmente diz sobre um cara que pensa mal de uma mulher se ela só faz o que qualquer homem faria? 
"Se eu fosse homem, isso não te assustaria"
É interessante ressaltar que não houve o interesse em fazer a pesquisa com pessoas de ambos os gêneros, somente do sexo masculino. Isso explicita a ideia predominante de que além da pessoa ter que se conter para conseguir ser respeitada (o que já considero errado e opressor por si só) e não ser excluída da lista de possíveis namorad@s, além disso, não é qualquer um que precisa seguir o itinerário, mas as mulheres. Quando se pensa na questão tema desse post, se esquece que sexo é feito por duas pessoas, a mulher que faz sexo no primeiro encontro (adivinha?) não o faz sozinha!

Mas você pode dizer "Ei! A pergunta também foi feita para gays". E então temos:

98. Adam, 23, gay
Eu não acho que essa seja realmente uma questão para gays.

***
Embora a questão da pesquisa dê espaço para uma interpretação mais genérica, o sentido intencional dela foi questionar se o homem levaria o fato de alguém dormir com ele no primeiro encontro como um excludente da possibilidade de namoro. Achei bom ressaltar isso porque algumas pessoas responderam "depende, se tiver conexão/química, sim, eu namoraria", como se a pergunta estivesse subliminarmente se referindo a um namoro forçado, tipo "você deve namorar com a mulher se ela dormiu com você no primeiro encontro porque não namorar seria preconceituoso". 

Outra coisa que vale ressaltar: O fato de condenarmos as posturas machistas diante de atitudes como, nesse caso, fazer sexo no primeiro encontro, de modo algum significa que sejamos contra não fazer sexo no primeiro encontro. O que queremos é que as pessoas (neste caso, as mulheres) não sejam condenadas por fazer o que desejam, até porque esse desejo implica diretamente e tão somente na vida delas. O sistema que produz e implanta essas regras é o patriarcado, é contra ele que lutamos.
E, parafraseando Adélia Prado, "agora as boas, pai, agora as boas:"

62. Zack, 29, straight
Não, eu não pensaria mal dela. Nem ficaria chateado se nós não fizéssemos sexo no primeiro encontro. Sexo não é o grande mistério e tabu que já foi. Sexo é o que duas pessoas fazem para ajudar um ao outro a se sentirem muito bem.
64. John, 25, straight
Caramba, a vida é curta. Não há nada de errado.
80. Matthew, 25, straight
Eu poderia pedir ela em casamento.
23. Stephen, 48, straight
Eu posso somente transmitir minha experiência. Eu fiz sexo com uma garota no primeiro encontro, ela veio morar na minha casa no dia seguinte, vivemos juntos por sete anos e estamos casados por mais dez. Então estamos juntos por dezessete anos no total. E uma linda filha que tem agora quinze anos.
100. Josh, 28, straight
A resposta para a sua pergunta é sim. Para mim soa como uma mulher forte e independente. Faça o que você quiser da sua vida, e se alguém não gostar, mande se ferrar!                     *tell them to bend over and kiss your ass!

Infelizmente eu considero as respostas machistas como sendo as representantes do modo de pensar da grande maioria das pessoas, ao menos da minha sociedade. Digo isso baseando-me no que vejo todos os dias, em vários âmbitos. Mas é bom saber que existem pessoas que não são assim, para todas as outras existe essa imagem:


0 Lah-di-dah(s)

Postar um comentário