quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Céu no Andar de Baixo

Hoje resolvi compartilhar com vocês uma animação do diretor Leonardo Cata Preta chamada "O Céu no Andar de Baixo", que é uma das melhores que conheço, se não a melhor.
Sinopse: Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias mudando a sua rotina.

O que é o amor? Eu sempre fujo dessa pergunta porque defini-lo é complicado demais, mas principalmente porque o amor não é como a liberdade, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda, pelo contrário. E você deve conhecer aquela velha frase que vem depois dessas tentativas de explicação: "amor é outra coisa".

Mas o que isso tem a ver com o curta-metragem? Bom, dentro da trama a mensagem mais pertinente da animação é uma definição bem interessante do amor. E para passar essa mensagem é montada toda uma história com um personagem interessantíssimo e pequenos detalhes que valem ouro, como o fato de Francisco fazer fotografias do céu acreditando na premissa de que existe um céu para cada momento de sua vida.        

Fotos: Tiane Fróes, Edição: Natália Ferreira
Depois de assistir a esse curta eu resolvi tirar uma foto do céu em certos momentos. Infelizmente não tive tantos momentos marcantes esse ano e os que tive não foram em sua maioria felizes, mas gostaria de compartilhar algumas das fotos com vocês.

A última delas, com o céu azul, foi de quando eu viajei com meus pais para Cruz das Almas para me matricular na faculdade. As duas de cima foram ambas de dias muito tristes. A da esquerda foi como estava o céu no dia do enterro de uma amiga de 18 anos. A da direita foi tirada no dia do enterro de uma senhora de 82 anos, avó da minha melhor amiga.

Gosto bastante dessas fotos, pois, seja por acaso ou pela teoria de Francisco, o céu ilustrou preciosamente bem cada um desses momentos. É isso, esses foram os meus céus. E você, já registrou algum dos seus? Se desejar, compartilhe conosco mandando pro nosso e-mail.

0 Lah-di-dah(s)

Postar um comentário