quinta-feira, 2 de maio de 2013

Filmes sobre arte

Oi, gente! O negócio é o seguinte: filmes sobre arte ou são desconhecidos ou vistos com preconceito - quando, na verdade, são bem legais. O principal acerca deles é a viagem psicológica na mentalidade do artista, o que fica meio perdido quando se lê uma biografia. Vou mostrar aqui meus preferidos:


1 - Frida (2002)

O filme conta a história da pintora mexicana, desde sua adolescência até sua morte. Mostra seu casamento conturbado com Diego Rivera, também pintor, e a influência do relacionamento em sua arte - marcada inicialmente a partir de um grave acidente sofrido pela artista na juventude.

Indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz (Salma Hayek), melhor direção de artemelhor figurino e melhor canção original (Burn It Blue'). Venceu nas categorias de melhor maquiagem e melhor trilha sonora.

A última entrada em seu diário: ''Espero a partida com alegria... e espero nunca mais voltar. Frida''






2- Moça com Brinco de Pérola (2004)

O filme mistura ficção com realidade ao tratar a história da obra mais famosa de Vermeer: "Girl with a Pearl Earring". Scarlett Johansson interpreta Griet, uma jovem camponesa de 17 anos que é obrigada a trabalhar na casa do pintor e se torna a inspiração para o quadro.

Indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Figurino.








3- Poucas Cinzas (2008)

A exploração psicológica de Salvador Dali nesse filme é simplesmente fantástica. O filme é centrado principalmente na relação entre o pintor e o escritor Federico Garcia Lorca, e destrinchado pela evolução de Dali em sua excentricidade. Como plano de fundo, a Europa pós 1ª Guerra Mundial, as ideias comunistas e a extrema repressão ditatorial espanhola.

"Lembre-me quando você estiver na praia 
e quando pintar coisas brilhantes, e poucas cinzas 
Oh, minhas poucas cinzas ! 
Coloque o meu nome no quadro
Pra que meu nome sirva pra algo no mundo ... " 
(G. Lorca F. para S. Dali)



4- Meia-Noite em Paris (2011)

Um escritor frustrado pelo emprego-bem-remunerado-que-não-é-sua-paixão vai à Paris com a noiva e lá recupera a base de sua paixão artística, ao começar a sair às noites na cidade e encontrando os grandes nomes da Arte mundial.

Uma das obras com maiores divisores de águas que eu já vi - ou amam, ou odeiam. Creio que o filme, apesar de ter ficado popular, só adquire sentido quando o telespectador tenha mesmo uma base artística. Para mim a obra é fantástica, e quando assisto me sinto parte de uma piada interna.

Indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Direção e Melhor Filme, ganhando na última categoria.




.

0 Lah-di-dah(s)

Postar um comentário