terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Invenções Urbanas por OaKoAk


Brincando com a paisagem urbana o artista francês que usa o pseudônimo “OaKoAk” cria interessantes, inteligentes e engraçadas pinturas que além de embelezar a paisagem fria e cinzenta das cidades deve tirar um sorriso e talvez até alegrar o dia de algum transeunte que as avista. No seu site, onde são postadas imagens do seu trabalho, ele diz sobre si mesmo: “OakOak é um artista francês que gosta de brincar com elementos urbanos.” nada mais. E é exatamente o que ele faz: brinca com os elementos urbanos; seus desenhos perderiam o sentido se vistos fora do contexto em que aparecem ou individualmente, não são como as pinturas em 3D que são feitas nas ruas ou os desenhos nas paredes, sua arte é diferente, pois mistura um pedaço dele com um pedaço do que já estava lá, esperando para ser descoberto.





Como foi dito anteriormente, sobre esse artista não se sabe nada mais além da curta frase que ele colocou no seu blog sobre quem é. Não se tem conhecimento de seu nome, apenas um pseudônimo; nem um rosto que também se conheça; voz ou nada do gênero, mas sua obra, no mínimo peculiar, é a melhor coisa que ele poderia nos disponibilizar sobre si.










Esse artista deve ver o mundo a sua volta de um modo bem diferente, notando os detalhes que passam despercebidos ou que não possuem significado algum para nós, mas para ele uma simples rachadura pode dar lugar a uma ideia bem interessante.
Recentemente ele lançou seu primeiro livro com fotos de suas invenções, que está a venda na internet.












Oak significa carvalho, em inglês. Portanto, seu pseudônimo poder ser traduzido como CarvalhoCarvalho. 




Os seus desenhos são simples, nada comparado a Dirk Dzimirsky, por exemplo, mas a beleza de sua arte não está puramente no desenho, mas sim na sua criatividade, nas suas ideias e no que ele consegue fazer com objetos que parecem não reservar surpresa alguma.



“Este livro revela, através de uma coleção de fotos, a imaginação de um artista cuja única finalidade é iluminar nossas ruas. OaKoAk é uma lufada de ar fresco no coração das cidades.”, é dito no resumo do seu livro.
OaKoAk provavelmente passa mensagens variadas com certas criações dele, como na imagem acima que remete ao aquecimento global e o consequente descongelamento das geleiras que pode prejudicar certos animais. No entanto, acredito que exista uma mensagem maior e em comum com todas essas imagens, que acaba sendo a mensagem geral do trabalho dele: A beleza não está longe, mas sim escondida; assim também a felicidade, basta saber olhar.

3 comentários :

  1. Além das pinturas serem interessantes, seu pseudônimo também é. rs Adorei o post! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Flavia. Agradeço por estar sempre por aqui nos apoiando.
      Abraço.

      Excluir
  2. Transformando uma possa em uma paisagem polar demonstra genialidade do Artista, mas também deixa explícita a existência da possa..Maravilhoso.. Um espaço para reflexão ..Belo Poster :`)

    ResponderExcluir