terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Cinema, fotografia e Segunda Guerra Mundial

Uma mentira contada várias vezes torna-se uma verdade

       A famosa frase foi dita por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha Nazista. O Cinema foi uma das maiores “armas” desses propagandistas. Através de filmes com ideal popular, manipulavam a “massa”, que acabava endeusando as mensagens que recebiam. O mesmo aconteceu com o próprio discurso do ditador. A oratória, a grandiosidade e a força do falar de Hitler fizeram com que ele ascendesse à posição máxima. O anti-semitismo foi pregado da mesma forma. O ódio foi incentivado de forma sutil e sustentado pela própria História Alemã.
    Mais de 1300 filmes foram produzidos nessa época.  Com isso, existe hoje uma disponibilidade considerável de material para análise e comentários. O mais interessante é a forma como o próprio Cinema cresceu dentro disso. De início, filmes e fotografias em preto e branco. Já para o final da Segunda Guerra, podemos encontrar representações em cor desses momentos. O intuito dessa postagem é divulgar um pouco desse material.

  Discurso de Hitler, legendas em português
                

                Jud Suss (1940), filme nazista com legendas em Inglês
    Sinopse: Nesse melodrama notório da propaganda nazista, um ambicioso empresário judeu, Süß Oppenheimer, trabalha de tesoureiro para o Duque de Wurttemburg, regando o duque corrupto com tesouros e promessas de riquezas ainda maiores. Como o esquema do judeu vai crescendo e ficando cada vez mais elaborado, o ducado quase explode em uma guerra civil. Persuadido pelo judeu, o Duque só vigiou a constituição e alienou a assembléia sobre o levantamento da proibição dos judeus em Suttgart. Em um ultraje final, o judeu estupra uma saudável menina alemã, e tortura seu pai e sua noiva. Quando o Duque sucumbe a um súbito ataque cardíaco, o conjunto de Anciãos tenta sentenciar o judeu à morte por ter “conhecimento carnal de uma mulher Cristã”.

               
               
                Fotografias em alta resolução e coloridas da Segunda Guerra Mundial


1) Maio de 1942. Esquadrão de bombeamento YB-17. 


2) Outubro de 1942. Long Beach, California.


3) Outubro de 1942. 


4) North American Aviation drill operator in the control surface department assembling horizontal stabilizer section of an airplane.

5) Junho de 1942.

4) Outubro de 1942. “American mothers and sisters, like these women at the Douglas Aircraft Company plant in Long Beach, California, give important help in producing dependable planes for their men at the front.”


7) Outubro de 1942.



                         

                                                









                                                                       

(Mais imagens aqui.)


Bônus de postagem:

  • Desenho de Walt Disney sobre a Alemanha Nazista
        
  • Vídeos coloridos dos combates na Segunda Guerra

(Mais aqui)

2 comentários :

  1. Essas imagens são realmente incríveis. Os vídeos também. O post está bem legal, parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por deixar sua opinião aqui <3 Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir