quinta-feira, 4 de abril de 2013

Major Tom: O astronauta perdido no espaço



Para celebrar o lançamento da primeira música em dez anos de David Bowie (Where Are You Now?) relembraremos o personagem Major Tom, criado por Bowie para ser tema da primeira música de seu primeiro disco, Space Oddity (clipe oficial).

                                                                                               This is Major Tom to ground control
                                                                                               I'm stepping through the door
                                                                                              And I'm floating in the most peculiar way
                                                                                              And the stars look very different today

Para quem não conhece, a música conta a história de um astronauta fictício que vai para o espaço. Na decolagem tudo ocorre bem e Major Tom sai da nave para conhecer o território, mas certo tempo depois o circuito de sua nave pifa, ele perde o contato com a Terra e fica vagando no espaço, porém é um mistério se isso foi por vontade do próprio Major ou um imprevisto.

Realmente existiu um Major Tom?
"Não que os livros de história saibam. Entretanto, existiram dois astronautas do projeto Apollo chamados Tom, nem um deles era Major e ambos voltaram para casa a salvos. (Thomas P. Stafford estava na missão Apollo 10 e Thomas K. Mattingly serviu a bordo da missão Apollo 16)." (Fonte: http://www.straightdope.com)
É dito que Space Oddity tem "influência total" do filme "A Space Odyssey", do diretor Stanley Kubrick, que também conta a história de um astronauta que foi para o espaço e lá acabou se perdendo e perdendo também o contato com o planeta de onde veio. David B. disse ter escrito a canção pouco depois de assistir esse filme.

              Can you... 
              Here am I floating round my tin can
              Far above the moon
              Planet Earth is blue, 
              and there's nothing I can do....

Mas Major Tom não acaba em "Space Oddity", ele volta a ser mencionado em outras duas canções de Bowie: "Ashes to Ashes" e "Hallo Spaceboy". Porém vários outros artistas também usaram o personagem em suas músicas, o nome destas, de seus autores e outras informações estão nesta lista, caso você tenha interesse:

"Major Tom (Coming Home)" por Peter Schilling; "Major Tom" por Earth Below Us em 2010; "I'm a Soldier" por Stefán; "Mrs. Major Tom" por K.I.A; "Somewhere" por Tnaya Ball; "Rocket" por Def Leppard; e "Rain or Shine" por Five Star; "Rocket Man" por Elton John; entre outras. (Lista de músicas que logicamente, porém não oficialmente, fazem menção, direta ou não, ao Major Tom de Space Oddity.)

Darei foco a duas dessas músicas falando um pouco do que cada uma conta sobre o Major Tom, cuja história  ou melhor, cujas histórias  foram sendo construídas pelas músicas e por elas eternizadas, fazendo dele uma espécie de lenda.

  • Major Tom (Coming Home):


Essa música é muito interessante, pois ela é como uma continuação de Space Oddity onde toda dramaticidade desta é cortada no começo pela informação de que a nave voltou a funcionar horas depois do Ground Control perder contato com o Major  o qual está vivo e até faz uma piada dizendo, enquanto tentava relaxar em cima da cápsula (tin can), que lhe tragam-lhe uma bebida.
Porém a história toda acaba voltando ao começo, só que dessa vez por escolha do Major (a música pressupõe que antes não havia sido), ele pensa bem e acaba decidindo ficar pelo espaço.
                                                                                                    Across the stratosphere,
                                                                                                    a final message:
                                                                                                    "Give my wife my love."
                                                                                                    Then nothing more.

Apesar da música ter como nome a frase "Coming Home", onde supomos que com "Casa" (Home) ele queira dizer "Terra", acabamos por perceber que na verdade quis dizer espaço sideral, onde Major Tom resolve ficar, pois as estrelas, a vasta imensidão do universo, é o seu verdadeiro lar. "Now the light commands / this is my home, / I'm coming home."

  • Rocket Man:

Embora ele não seja mencionado por nome, presume-se que essa música de Elton John faça alusão ao Major, pois além da letra ter uma certa ligação com a história, Bowie fez uma conexão entre as músicas durante uma versão ao vivo de "Space Oddity" ao emendar a seguinte frase enquanto cantava: "Oh, Rocket Man!".

                   I miss the earth so much
                   I miss my wife
                   It's lonely out in space
                   On such a timeless flight

Em Rocket Man o que notamos que existe em comum com Space Oddity é que em ambas o eu-lírico é um homem do espaço e mencionam a esposa, mas principalmente porque no verso abaixo
                                                                           And I think it's gonna be a long, long, time
                                                                           'Til touchdown brings me 'round again to find
                                                                           I'm not the man they think I am at home
                                                                           Ah, no no no...
                                                                           I'm a rocket man

podemos ver que o astronauta temia que quando chegasse em casa a família dele descobrisse que ele não era o homem que pensavam, ele era um astronauta (rocket man)! E como tal, suponho que ele não saberia viver de outro modo senão o sendo, senão estando em um foguete e viajando pelo cosmos ou talvez até flutuando no mesmo, como Major Tom  fez (se ele não for o próprio).
Mas existe a possibilidade de que Bowie só tenha dito a tal frase durante a música por serem histórias parecidas, por ele achar no "Rocket Man" um bom parceiro para o Major Tom, ou não. De todo modo, o que não podemos negar é que ambas são belíssimas canções.

Considerações finais: 

Esta é um postagem com um par de músicas muito bonitas, isso se dá em certa parte pelo tema das mesmas, que envolve universo, espaço sideral, esse mundo nunca visto pessoalmente pela maioria de nós e que tanto nos encanta. Mas como se não bastasse isso, todas as músicas convergem em um ponto comum: David Bowie. Eu não conheço o cantor há muitíssimo tempo, mas quando vejo vídeos dele cantando na juventude, com seu cabelo ruivo e um "starman waiting in the skies", simplesmente desejo imensamente ter vivido naquela época, numa cidade bastante visitada por ele. Eu colecionaria todos seus discos de vinil e me sentiria inundada por uma euforia mágica em seus shows, porém não peguei essa fase auge e explosiva dele, mas desde que o conheci tenho um carinho especial pelas suas obras e pelo artista que ele foi/é. Espero que ele ainda lance mais e mais músicas e, quem sabe, meu querido Major Tom apareça em uma delas, sendo encontrado no espaço anos e anos depois de ter ido para casa.
“My mother said to get things done. You better not mess with Major Tom!” (Ashes to ashes - David Bowie)

Um comentário :

  1. Confesso que nunca parei pra ouvir o Bowie por pura preguiça. Depois desse artigo eu fiquei curioso ^^

    ResponderExcluir