quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fotografando com câmera compacta

      Essa postagem é quase um pequeno tutorial de fotografia. Só que eu queria fazer algo mais acessível. Muita gente tem uma câmera compacta guardada e acaba se decepcionando com suas fotografias por não saber muito sobre. Pensei em explicar um pouquinho de fotografia com câmeras compactas. Coisas simples que vão ajudar desde agora até quando você tiver uma câmera melhor. Espero que possa ajudar da mesma forma que me ajudou quando eu só tinha a minha pequena, também.
      Pequeno detalhe: Não importa se sua câmera é aquela velha de 2006 que seu tio usava pra tirar foto de você dormindo. Não importa se está meio pifadinha. Desde que ela bata a foto, tire do armário e comece a clicar. Não se aprende fotografia lendo tutoriais. Faça igual o tio chato! Tire fotos de tudo.
      A primeira coisa que eu acho necessário saber é como enquadrar a sua foto. Aposto que muita gente já viu alguma foto de um lugar maravilhoso mas que causa um estranhamento que a gente não sabe dizer o que é. Muitas vezes isso ocorre porque a foto está enquadrada errada.
     (Todas as fotos usadas pra ilustrar as postagens são minhas, por isso não vou colocar crédito em todas)

      1. O mistério do horizonte torto

      Aposto que essa foto te gerou um certo incômodo. É um lugar bonito. O céu está lindo. A bandeira. As casas... Então, que há de errado? É o horizonte.
      E então a foto com o horizonte certo. Dá pra notar a diferença?


      A primeira dica, então, é: Não se esqueçam de alinhar o horizonte. "Ah mas então você está dizendo que toda foto boa tem que ter o horizonte reto?" Não. Existem fotos belíssimas com o horizonte torto e são feitas assim propositalmente. Mas é importante saber a regra pra poder explorar as outras formas, eu acho.

2. O que fotografar

Esse tópico vai ser mais uma simplificada de outras regrinhas de enquadramento que eu não fui capaz de resumir. O importante nesse caso é conhecer o objeto a ser fotografado e fazer com que ele seja destacado.  Na foto abaixo, eu tive que me aproximar da flor para que a foto ficasse nítida. Nas câmeras compactas existe uma opção chamada "Macro", que tem um ícone que muitas vezes é uma florzinha. Muita gente já deve ter colocado nesse modo sem querer pra bater um retrato e a foto ficou embaçada. Por que? É um modo específico para fotos próximas.
(Essa foto não foi tirada com uma compacta e sim com uma semi-profissional mas achei legal como exemplo)
(Essa é fruto da minha compacta no modo Macro)


3. Esqueça o zoom

Se a sua câmera tem um zoom digital de 1 milhão de vezes, esqueça-o. O que o zoom digital faz é cortar as imagens na própria câmera, e não aproximá-las. É como se você estivesse indo no Paint e dando "crop" na imagem. O zoom óptico é o que realmente aproxima as imagens, e normalmente as câmeras mais simples não o possuem. Como você não tem a chance de deixar a câmera fazer o trabalho por você (no caso do zoom digital), aproxime-se do seu objeto. 

(Zoom digital)
(Câmera próxima do objeto)

4. Saiba usar o flash

A iluminação é parte essencial da fotografia. É bom saber a hora de deixar a luz natural e a hora de ativar o flash. E isso é mais fácil do que parece. Se está claro: desligue o flash. Se está escuro: ative-o. Não deixe sua câmera fazer tudo sozinha. Você é que deve escolher quando quer determinado tipo de luz na sua foto.
(Foto sem flash em ambiente claro)
(Foto sem flash em ambiente escuro)
(Foto com flash em ambiente escuro)

5. Conheça sua câmera

Tire dos modos de cena pré-programados e com tudo no automático. Pegue algo pra fotografar e tire de todos os jeitos que conseguir (com flash, sem flash, preto e branco, colorido, mude o ISO, mude o balanço de brancos, mexa no EV). É o único jeito de saber do que sua câmera é capaz. E engane-a, também. Seja criativo. Se quiser bater uma foto em que apareça uma flor e o céu, por exemplo, mas ao mirar na flor o céu fica todo branco, faça o contrário. Mire somente no céu e deixe o obturador meio apertado (sabe quando ela só foca e não bate?) e afaste a mão até chegar na flor. O resultado vai ser algo parecido com as fotos abaixo.




 
6. Photoshop é amigo

Normalmente as câmeras mais simples não possuem um bom contraste. Fica parecendo que as fotos estão meio acinzentadas. Para isso, é só arrumar em qualquer programa de edição (vai, nem precisa ser o photoshop). Alguns já salvam a configuração para que você aplique em várias fotos ao mesmo tempo. Só não exagere.

(Antes, sem edição)
(Depois alterei o contraste)
Lógico que ainda tenho muito o que dizer sobre o assunto. Deixo esse post como introdução, mas garanto que farei outros. Se tiverem qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários. Espero que seja útil e que vocês tenham gostado.

4 comentários :

  1. O post ficou muito bom, ajudou bastante! :)

    ResponderExcluir
  2. O post ficou muito bom, me ajudou muito!
    Beijos,
    http://ensaio-sobre-ela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ha ha... Vivo dizendo um monte disso pra amigos que tem uma compacta.

    muito bom!

    ResponderExcluir